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domingo, 5 de maio, 2024
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Inscrições abertas para especialização em alfabetização, letramento e educação especial

Até 30 de agosto estão abertas inscrições para o curso de especialização em Alfabetização, letramento, educação especial: perspectivas da inclusão na diversidade cultural. Neste processo seletivo estão sendo ofertadas 134 vagas, sendo 100 para ampla concorrência, 14 para ações afirmativas, 14 para candidatos em vulnerabilidade socioeconômica e 6 vagas para servidores.

“Atualmente existe um grande quantitativo de alunos matriculados nas instituições de ensino em condição de deficiência. Ciente desta realidade,  propomos esse curso de especialização que possibilitará aos profissionais da área da Educação e afins desenvolverem conhecimentos que lhes possam auxiliar a levar em conta as peculiaridades do público com o qual atuam ou atuarão, com ênfase ao público da Educação Especial: com deficiência, ou ainda autismo  ou asperger, bem como os alunos inseridos nos contextos diversificados da região: indígena, ribeirinho, pantaneiro, quilombola, rural, urbano, dentre outros”, explica a coordenadora do curso e professora de Pedagogia do Câmpus de Aquidauana (Cpaq) Franchys Marizethe Nascimento Santana Ferreira. “Este é o primeiro curso de pós-graduação lato sensu da Pedagogia no Cpaq”, destaca.

Para se inscrever o candidato deve acessar o portal da posgraduacao.ufms.br, selecionar o curso e enviar os documentos solicitados. O público-alvo é formado por profissionais da área de Ciências Humanas e afins, como curso Normal Superior, Pedagogia, licenciaturas, desde que com diploma de graduação devidamente registrado. O valor total do curso é de R$ 1.260, 00 mais a taxa de certificação no valor de R$ 50. As dúvidas quanto ao Processo Seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (67) 3241-0310, no horário de segunda a sexta feira, exceto feriados, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

As atividades de ensino serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMS, com encontros eventuais via plataforma digital, de acordo com o calendário do curso, às sextas-feiras e aos sábados. Outras informações estão disponíveis no edital (veja aqui).

O curso

Segundo Franchys, essa especialização tem como objetivo em capacitar os profissionais para reconhecer as suas potencialidades, fomentando seu empoderamento a fim de que assumam de forma coerente seu objetivo na melhoria da qualidade da educação escolar. “É extremamente importante que eles conheçam as implicações dos seus fazeres, principalmente para valorização do seu alunado. Nesse sentido, o curso busca desenvolver um novo olhar sobre o ser professor alfabetizador”, completa. “Outra característica é a busca de participação de pessoas em condição de deficiência, assim como profissionais oriundos destes contextos diversificados, acima citados, como professores ou como apoio, nos módulos”.

“É necessário conceber a alfabetização e letramento como um processo conceitual e contínuo desenvolvido dentro e fora da sala de aula. Neste sentido valorizar o conhecimento prévio e o contexto onde a criança está inserida é essencial, pois existe uma riqueza de recursos como embalagens, propagandas, placas, elementos naturais, panfletos, avisos, placas, receitas, dentre outros que são riquíssimos de significados que auxiliam no processo de ensinar e aprender”, explica Franchys. “Trabalhar a alfabetização e letramento na perspectiva da educação inclusiva na diversidade significa discutir e estudar práticas pedagógicas que contemplem os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação no que concerne ao período da alfabetização, da aquisição da língua escrita”, continua a coordenadora.

Para Franchys, a proposta do curso atende as necessidades reais do cotidiano, pois buscará em seu corpo teórico e de profissionais trazer elementos concretos que possam sanar lacunas no conhecimento concernentes à alfabetização e letramento, num diálogo, principalmente, com os escolares. “O curso torna possível o diálogo entre comunidades diversificadas, que estão presentes nas instituições escolares, contribuindo para dar concretude ao que preconizam as legislações voltadas a educação escolar. Mas, para além dessa questão, busca trazer à visibilidade as causas das crianças e adolescentes em condição de deficiência, autistas e altas habilidades/superdotação”, fala.

“Esta é outra questão relevante a se levar em conta, uma vez que estas comunidades, por vezes, estiveram alijadas de uma maior valorização ao longo da história, quanto estas crianças foram também não inseridas num convívio social mais amplo assim e por consequência, de uma maior participação na produção material e imaterial de construção da história de suas comunidades”, ressalta a professora. Nesse sentido, é urgente contribuir de maneira efetiva para paulatina superação dessa realidade. De acordo com a coordenadora, as contribuições se farão a partir da: capacitação de qualidade dos profissionais que atuam nas instituições de ensino; elaboração de projetos de alfabetização e letramento voltados a realidade das instituições escolares; formação de um novo escopo de pensamento no tocante a ação docente e inclusão, levando em conta suas diferenças e particularidades.

Em 2023, já são 11 cursos de especialização

Até agora, já são mais de 2,6 mil vagas distribuídas em 11 cursos diferentes, oferecidos pela UFMS. “Os cursos de especialização são para aqueles profissionais que já têm uma formação, mas que desejam uma capacitação mais específica em sua área de atuação. O curso é também um diferencial em seus currículos, possibilitando novas oportunidades no mercado de trabalho”, destaca a diretora de Escola de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Liana Dessandre Duenha Garanhani.

“Eles são mais rápidos, com duração variando de 12 a 24 meses para sua conclusão, muitas vezes com processo seletivo mais simples do que os cursos de graduação. Uma ótima oportunidade para se aperfeiçoar profissionalmente e conquistar uma certificação com a qualidade reconhecida da UFMS”, ressalta Liana. “Para a UFMS os cursos ajudam a reforçar a pós-graduação e possibilitam que o conhecimento gerado na graduação se desenvolva de maneira mais profunda em alguns segmentos específicos”, completa.

Segundo a diretora, no segundo semestre há quatro cursos iniciando as aulas e mais três no processo de abrir seleção para início em 2024. “Isto sem contar os cursos que já começaram a ser submetidos via Sistema de Gestão de Projetos, mas ainda não tiveram sua submissão concluída”, ressalta.

Submissão de propostas

A diretora de Escola e Extensão explica que todas as propostas de cursos de especialização devem ser submetidas via Sigproj conforme o edital vigente (clique aqui). “Para cursos com início ainda em 2023, as propostas podem ser submetidas até 30 de setembro. Em breve teremos novo edital em fluxo contínuo para os cursos com início em 2024”, diz Liana.

Além da organização da documentação para a proposta do curso, os professores devem se atentar para as necessidades de aperfeiçoamento atuais do mercado/sociedade, de maneira que os cursos possam agregar de fato na vida/carreira dos alunos. Durante toda a elaboração das propostas os docentes podem contar com o suporte da Secretaria de Especialização e Aperfeiçoamento: [email protected].

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