25.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de maio, 2024
spot_img

Escola do Sesi de Aparecida do Taboado promove 1º Café Literário

Os alunos antigos levaram a obra autoral e, os novos, puderam escolher o que quisessem.

15/02/2019 14h36
Por: Redação

No Café Literário, alunos do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado trocaram obras, dicas de leitura e a experiência de já ter escrito um livro, em uma atividade proposta ano passado na aula de Língua Portuguesa. Em um bate papo informal, as turmas do 6º ao 9º ano se reuniram e participaram de dinâmica na qual cada aluno levou um livro. Os alunos antigos levaram a obra autoral e, os novos, puderam escolher o que quisessem.

Cada fez um resumo do livro que levou e, depois, entregou a um colega, que poderia levar para cada para ler uma obra nova. “Esse foi nosso primeiro Café Literário e, a partir de agora, será uma atividade mensal, com o intuito de fomentar o estímulo à leitura entre os alunos”, afirma a diretora da escola, Silvia Watanabe.

“O Café Literário foi além das minhas expectativas. Os alunos se empenharam em procurar os livros que já leram e gostaram para poder compartilhar com seu colega. Quando tive a ideia de promover mais a leitura entre os alunos, resolvi fazer o Café compartilhando livros já lidos, pois acredito que se o aluno ler algo que seu colega tenha lido e se interessado passa a ser mais interessante para eles, do que se fosse imposto por mim”, afirma a professora de Língua Portuguesa e Técnica de Redação, Rosa Maria de Oliveira.

“O café literário nos ajuda com mais conhecimentos, pois trocamos livros uns com os outros de forma mais divertida e que ao mesmo tempo nos ajuda a aprender e não é cansativo. Gostei muito da ideia da professora Rosa”, disse a aluna Rani Queiroz, do 7° Ano.

“A aula de hoje foi muito produtiva. Nos divertimos, tomamos café e, o mais importante, trocamos livros com os nossos colegas. Adoro a experiência de ter novos livros, é muito bom ter o hábito de leitura, ajuda muito no nosso cotidiano e na escola, e até no nosso futuro”, completa Victória Assis, do 8° ano.

“O Café Literário foi bem legal, vemos os gostos de cada pessoa, o tipo de livro que ela se interessa. E podemos falar sobre ele também qual o ponto forte do livro para ver se gostamos dele. Adorei essa ideia de conversar sobre os livros de cada um”, opinou Maria Clara Piva, do 7° ano, sobre a atividade.

“Acho que foi muito bom por que eu mesma não tenho costume de ler livros e nem gosto de ler, e a gente está lendo algo que um amigo indicou, acho que a gente começa a gostar mais da leitura, porque quando o professor manda a gente ler a maioria das vezes a gente lê por obrigação, ou às vezes nem lê, só pega um resumo. E, como professora vai fazer perguntas sobre o que vamos ler, vai ser legal”, finaliza Maria Eduarda Felix, do 8° ano.

Foto: Reprodução

Fale com a Redação