32.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
spot_img

Semana Acadêmica discute sobre as responsabilidades do engenheiro civil

O curso de Engenharia Civil da UNIGRAN realizou a 14ª Semana Acadêmica, com o tema ‘A responsabilidade do Engenheiro Civil no sistema Confea/Crea e perante a sociedade civil’. O objetivo do evento foi interligar os acadêmicos à teoria e à prática profissional.

De acordo com o coordenador do curso, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, a interação com a parte tecnológica da profissão foi um dos pontos fortes do evento. “Quisemos trazer a interação dos acadêmicos com a parte tecnológica, sendo que eles veem muita teoria, mas não a vivenciam na prática, então quisemos trazer estas duas partes para eles”, comentou.

Além disso, os acadêmicos tiveram uma palestra, na encerramento do evento, com um conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, o engenheiro ambiental Vinícius de Oliveira Ribeiro, que falou sobre a responsabilidade do engenheiro perante o conselho.

“É fundamental esta discussão porque, para além do código de ética profissional e da função do engenheiro civil como profissional, precisamos discutir um pouco mais e trazer para a mote da discussão que o engenheiro precisa voltar ao protagonismo. Então, ele precisa voltar a ocupar estes espaços que deixamos de ocupar ao longo do tempo, por diversos motivos”, apontou o palestrante.

Vinícius ainda explicou sobre a importância do conselho e da participação dos engenheiros. “Eu sempre falo que o sistema profissional são os profissionais e serão eles, os acadêmicos, no futuro. Então, se achar que há algo de ruim, entre no sistema, atue nele, trabalhe para modificar. É importante que expliquemos como tudo funciona, que o conselho é mais do que o pagamento de uma anuidade. Um conselho bem trabalhado, bem dirigido, vai garantir emprego aos profissionais, entre outros benefícios”, comentou.

Sobre o mercado de trabalho, o conselheiro afirmou que a profissão tem crescido em Mato Grosso do Sul, já que os municípios do estado estão em constante crescimento, fomentando assim, a melhoria na infraestrutura, o que faz crescer a busca por profissionais.

O coordenador do curso acrescentou que a mudança de vertentes do Governo Federal também tem influenciado no crescimento da profissão. “Com esta mudança, as vertentes das obras públicas estão mudando o caminho para a casa social, para serviços sociais, então estão abrindo muito o campo para o engenheiro civil”, complementou Luiz Henrique.

Fale com a Redação