31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 10 de maio, 2024
spot_img

Prazo para regularizar título de eleitor pela internet termina nesta segunda

Após essa data, atendimento será presencial até 8 de maio

Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (8). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro.  

Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE

O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais.

Mato Grosso do Sul tem 100 mil eleitores com o título cancelado, por diversos motivos, dentre os quais destacam a falta de biometria e o cancelamento por não terem votado ou justificado em 3 eleições seguidas, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). 

Como consultar situação

É possível consultar a situação do título pelo site do TSE, conforme o passo a passo:

  • Acessar o site: www.tse.jus.br
  • Clicar no botão “Situação eleitoral”
  • Digitar o nº do título, CPF ou nome e clicar em “Consultar”
  • O site vai mostrar a situação e se o eleitor tem ou não biometria cadastrada

Primeiro título

Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. 

A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos. 

Eleições 2024

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. O eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Ao todo, serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas.

Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.

*com informações EBC

Fale com a Redação