30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
spot_img

STF retoma julgamento sobre rol da ANS e tratamentos em planos de saúde

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quinta-feira (18) a análise da ação que discute mudanças nos planos de saúde, especificamente sobre a obrigatoriedade de cobertura de tratamentos não previstos no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

O julgamento teve início na quarta-feira (17), quando o relator e presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, votou pela chamada taxatividade mitigada. Nesse modelo, o rol da ANS é considerado referência técnica obrigatória, mas admite exceções em situações específicas, desde que preenchidos critérios rigorosos. O voto foi acompanhado pelo ministro Kassio Nunes Marques.

O ministro Flávio Dino também se manifestou a favor da taxatividade mitigada, mas divergiu quanto à possibilidade de brechas para tratamentos fora do rol. Ele defendeu a manutenção da lista da ANS como parâmetro básico, sem ampliar as hipóteses de exceção.

O julgamento será retomado com o voto do ministro Cristiano Zanin.

Outros temas na pauta

Além da discussão sobre planos de saúde, o plenário deve analisar nesta quinta a ADI 4395, que questiona dispositivos da Lei 8.540/92 relacionados à contribuição previdenciária de empregadores rurais.

Também estão previstos na pauta a análise de uma medida cautelar sobre o transporte de animais de assistência emocional e de serviço em cabines de aeronaves no Rio de Janeiro e um recurso que busca proibir a contratação de condenados por crimes graves para cargos públicos.

Assuntos retirados

Dois temas que estavam programados foram excluídos da pauta: o indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro a policiais militares condenados pelo Massacre do Carandiru e os critérios para esterilização voluntária, previstos na Lei de Planejamento Familiar.

Fale com a Redação